Home / Unidades / Aapecan Porto Alegre

Aapecan Porto Alegre

A sede da Aapecan encontra-se na cidade de Porto Alegre. A Unidade iniciou suas atividades em julho de 2008. Desde a sua abertura, são 953 famílias cadastradas pela Unidade. Atualmente são atendidos 93 usuários e suas famílias.

O atendimento à pessoa com câncer é efetivado a partir de laudos médicos e da situação socioeconômica da família. A área do serviço social faz o acompanhamento e as entrevistas onde todas as informações ficam arquivadas num banco de dados, comprovando a necessidade de cada usuário. A assistente social realiza visita domiciliar para comprovação da realidade desta família, além da documentação exigida e das entrevistas.
A ajuda é realizada graças à captação de doações feita pelo telemarketing da Associação, parcerias e campanhas, visto que os serviços da Aapecan Porto Alegre são mantidos com doações e colaboração da comunidade.

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Para retribuir o apoio recebido para ajudar às pessoas com câncer, a Aapecan, através do seu Programa de Promoção à Saúde, oferece palestras de esclarecimento e orientações sobre prevenção de adoecimentos, qualidade de vida e tratamento dos tipos de câncer para escolas, empresas e outras entidades.

Como solicitar palestra para a sua empresa ou instituição:
A Aapecan tem profissionais à disposição para atender demanda de palestras sobre qualidade de vida através do Programa de Promoção à Saúde, que é uma contrapartida da instituição à comunidade que contribui para manter os serviços através de doações. Para solicitar palestras, entre em contato através do número (51) 3014-9500 ou do e-mail aapecanpoacom@gmail.com

CASA DE APOIO

O objetivo de ter uma casa de apoio na cidade de Porto Alegre é hospedar pessoas com câncer do interior do Estado que estão em tratamento nos hospitais da cidade. Muitos dos municípios são distantes da capital e torna-se cansativo para este usuário que está em tratamento se deslocar todos os dias.

Na casa temos acomodações para homens, mulheres e crianças com diagnóstico de câncer, que moram em locais distantes e estão em tratamento oncológico em nível ambulatorial (quimioterapia e radioterapia).
A Casa de Apoio funciona de segunda-feira à sexta-feira para o usuário e um familiar, após passar por avaliação da assistente social da instituição. O espaço tem capacidade para hospedar simultaneamente 42 pessoas com acomodação, quatro refeições diárias, salas de convivência, biblioteca, brinquedoteca, sala de informática, e jardim de inverno. Todos os serviços são gratuitos.

O TRABALHO REALIZADO NA AAPECAN – UNIDADE DE PORTO ALEGRE

ATENDIMENTOS PROFISSIONAIS OFERECIDOS:

Assistente Social

O profissional trabalha na perspectiva da garantia de direito dos usuários. É responsável pela acolhida institucional, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de usuários e famílias, articulação com a rede, relatórios, entre outras atividades pertinentes.

Psicólogo

Todo novo usuário cadastrado na Aapecan passa pelo acolhimento psicológico realizado pela psicóloga responsável da Unidade, sendo considerado atendimento prioritário. Ao ser acolhido este paciente entende que poderá contar com o apoio e poderá ter um espaço aberto para expressar suas emoções, tornando este momento, por muitas vezes, menos ansiogênico. A partir desta atividade pode-se avaliar o quadro psicológico e a qualidade de vida do usuário e de seus familiares. Poderão ser feitos encaminhamentos, se necessário, para atendimento individual ou nos grupos de apoio realizados nas unidades.

Fisioterapeuta

O atendimento é realizado semanalmente por uma voluntária fisioterapeuta prestando orientações e intervenções com intuito do restabelecimento funcional do paciente. Este atendimento ocorre individualmente e alguns momentos a partir de palestras informativas. O atendimento do fisioterapeuta tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir e tratar os distúrbios causados pelo tratamento oncológico melhorando sua qualidade de vida para a produtividade máxima com dependência mínima.

Nutricionista

O atendimento é realizado semanalmente por uma voluntária nutricionista com o objetivo de prestar orientações e visando à segurança alimentar, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Orientação Jurídica

Este trabalho é realizado por um profissional voluntário conforme demanda. Se houver necessidade será agendado o atendimento. Este profissional dará orientações jurídicas na parte de medicamentos que não estão no protocolo do SUS, previdência social e outras informações que tenham relação com o câncer.

ATIVIDADES:
Grupos de Apoio

São realizados nas Unidades semanalmente. Através da técnica grupal e do chamado efeito espelho cada integrante pode enxergar-se através do outro. As trocas e o compartilhamento de experiências e sentimentos com outras pessoas que passam pelo mesmo problema proporcionam alívio da dor psíquica e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de recursos adaptativos e de enfrentamento mais eficientes. Os participantes se sentem acolhidos e compreendidos pelos seus pares, tornando essas vivências positivas, permeadas de atenção, cuidado, afeto e qualidade de vida.

Na Unidade de Porto Alegre há três grupos de apoio: O Grupo Renascer e o Grupo de Musicalidade, destinado a usuários e familiares, e o Grupo Feminino, restrito a usuárias, que são pacientes oncológicas da Unidade. Durante os grupos também são usadas dinâmicas de relaxamento, de expressão através da poesia, entre outras ações propostas pelos participantes.

Artesanato

Tem o objetivo de desenvolver a autoestima e convívio em grupo, assim como um aprendizado para gerar renda. Na Aapecan de Porto Alegre, é desenvolvido o Projeto Joinha, de produção de joias a partir de fios de ouro e prata com predarias.

Brechó Solidário

O Brechó Solidário da Aapecan Porto Alegre tem o objetivo de conscientizar a comunidade para o consumo consciente, promovendo a circulação de peças de vestuário ao invés do descarte de roupas e calçados em bom estado.

Outras atividades

Além das atividades permanentes, a Aapecan realiza campanhas em datas preventivas, palestras, confraternizações, entre outras ações que tenham objetivo de reeducar a população para a prevenção de adoecimentos, promoção da saúde e convívio harmônico em comunidade.

COMO SE CADASTRAR NA AAPECAN PORTO ALEGRE
Pessoas diagnosticadas com algum tipo de câncer podem se cadastrar na Aapecan. Os hospitais, secretarias municipais, agentes de saúde e demais pessoas da comunidade também podem encaminhar pessoas em tratamento oncológico para se cadastrar na Aapecan. O cadastro é realizado nas segundas-feiras e quintas-feiras das 8h ao 12h após agendamento prévio no Serviço Social. É necessário cópia dos seguintes documentos:
– Identidade, CPF e cartão SUS;
– Laudo médico atual com CID;
– Comprovante de endereço; e
– Comprovante de renda da pessoa diagnosticada com câncer e de todos os que residem no mesmo endereço.

objetivo de reeducar a população para a prevenção de adoecimentos, promoção da saúde e convívio harmônico em comunidade.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Av Ceará 1260, Bairro São João – Porto Alegre/RS – CEP: 90240 – 511
Telefone: (51) 3025-9400
E-mail: aapecanpoacom@gmail.com
Site: www.aapecan.com.br
Facebook: @AapecanPortoAlegre

 

NA ASSOCIAÇÃO, OU AINDA PELO TELEFONE SOLICITANDO QUE O MENSAGEIRO VÁ ATÉ SUA RESIDÊNCIA.

Veja Também

Campanha do Pastel Amigo

A AAPECAN Lajeado estará promovendo no dia 05 de julho a sua 1ª  edição do Pastel ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *