Home / Notícias / Respeito, Liberdade e Justiça às Mulheres

Respeito, Liberdade e Justiça às Mulheres

Para falarmos sobre Respeito, Liberdade e Justiça às Mulheres, temos que nos remeter a História. Desde os primórdios, a categoria de gênero era apresentada com uma diferença rígida. A trajetória feminina resumia-se ao desempenho dos papéis da filha, dona de casa, mãe, submissa, sem vez nem voz, sem espaço para sonhar com a realidade profissional. Já a trajetória masculina pressupunha para os meninos brinquedos criativos, independentes, competitivos, porém tirava-lhes a possibilidade de expressar emoções como chorar e sentir.
Percebe-se a existência da desigualdade de gênero, mantida e promovida por instituições sociais representativas. Mas o que é Violência de Gênero? A violência de gênero está caracterizada pela incidência dos atos violentos em função do gênero ao qual pertencem as pessoas envolvidas, ou seja, há a violência porque alguém é homem ou mulher. A expressão violência de gênero é quase um sinônimo de violência contra a mulher, pois são as mulheres as maiores vítimas da violência. Diante dos esclarecimentos, entendemos que nossa cultura androcêntrica e machista hierarquiza os sujeitos, garantindo mais poder aos homens do que às mulheres, promovendo desigualdade de direitos e a violência. Seu enfrentamento depende da articulação de diferentes setores da sociedade e de ações estruturadas, de modo a dar
visibilidade ao tema, buscando desconstruir representações de gênero. Homens e mulheres devem se engajar na causa. Acreditando que é possível mudar uma realidade, e sendo que este meio pode ajudar a ter forças para lutar, promovendo a transformação social.
Muitas mulheres sofrem violência e não conseguem reagir, pois falta de apoio e coragem para denunciar o agressor e encontrar forças para sair desta situação. O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência, mais conhecido como Centro Revivi, foi instituído em Bento Gonçalves no ano de 2007, justamente para fortalecer, apoiar, acompanhar, aconselhar e orientar a comunidade feminina de Bento Gonçalves, através de atendimento Psicossocial. O serviço é gratuito, e as mulheres interessadas poderão realizar contato através do telefone 3454-5400
Respeito, liberdade e justiça são alguns dos pilares essenciais para a conquista da igualdade de gênero e a eliminação da Violência contra a Mulher.

Veja Também

Chá de Integração em Três Coroas

Em 16 de Setembro de 2017, o Lions Club da cidade de Três Coroas promoveu ...