Home / Notícias / Palestra sobre Câncer de Pele

Palestra sobre Câncer de Pele

A AAPECAN Santa Cruz estará dia 21 de março realizando uma palestra sobre a prevenção do câncer de pele no município de Arroio do Tigre. O município atendido pela nossa entidade é o que sofre de um dos maiores índices desta neoplasia, cadastrados em nossa unidade.

A palestra acontecerá no CRAS de Arroio do Tigre a partir das 14 horas e sera ministrada pela assistente social da entidade Claudia Lunardi e a psicóloga Grasiela Kappaun.

Cartaz Câncer de pele

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil, e está diretamente relacionado à exposição ao sol. Em 2014 a estimativa de câncer de pele é para 182 mil pessoas. Além do fato de que o brasileiro não foi educado para se proteger da luz solar, existe o agravante de que os raios solares estão sendo emitidos cada vez com mais intensidade, devido à destruição da camada de ozônio.

O Câncer de pele se manifesta de diferentes maneiras. Os sinais mais comuns são o surgimento de feridas que não cicatrizam, pequenas lesões endurecidas, brilhantes ou avermelhadas. Nos homens ele aparece mais no tronco, cabeça e no pescoço, enquanto que nas mulheres, se manifesta mais frequentemente nas pernas e braços

DICAS…
…Evite tomar sol das 10h até às 16h, mesmo fazendo uso dos filtros solares. Nesse horário, procure locais com sombra e use sempre que possível, óculos, chapéus e camisetas de manga. É bom lembrar que as roupas claras quando molhadas perdem a capacidade de proteção contra o sol.
…Usar filtro solar na pele de forma uniforme e abundante antes de expor-se ao sol, repetindo a aplicação a cada duas horas. É aconselhável um filtro com pelo menos fator de proteção solar nº 15. Em peles claras, esse fator deve ser maior.
…O risco de se ter um câncer de pele na vida adulta pode ser reduzido em cerca de 85% quando os cuidados de proteção solar são devidamente seguidos na infância e adolescência.

SAIBA QUE…
– Pele clara, olhos azuis, sardentos: sempre se queimam e nunca se bronzeiam;
– Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos: Sempre se queimam e, às vezes se bronzeiam;
– Peles brancas normais: queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente;
– Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros e olhos escuros: queimam-se muito pouco e bronzeiam-se bastante;
– Pele morena: raramente se queimam, bronzeiam-se muito;
– Pele negra: nunca se queimam, profundamente pigmentados.

FONTE: INCA

Veja Também

Chá de Integração em Três Coroas

Em 16 de Setembro de 2017, o Lions Club da cidade de Três Coroas promoveu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *