Home / Notícias / Grupo de março na AAPECAN Santa Cruz

Grupo de março na AAPECAN Santa Cruz

Foi realizada ontem (10/03) a reunião mensal do grupo na AAPECAN Santa Cruz, e o tema abordado para este mês foi a violência doméstica.
Tudo teve início com a psicóloga Grasiela dando alguns recados e convidando eles para a participação nas oficinas que estão voltando as atividades neste mês. Este ano temos as continuações do artesanato, música, patchwork, culinária, teatro e o reiki, que este ano terá como voluntária Nelsi Müller, que falou um pouco sobre as práticas reikianas.

Já a palestra principal com  a sra. Susana Gaab do Escritório do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul abordou este tema infelizmente tão atual e trouxe junto amostra de sapatos que foram de mulheres assassinadas por companheiros ou ex-companheiros da cidade em casos muito conhecidos e marcantes de Santa Cruz.

O tema deste mês não podia fugir ao assunto do dia das mulheres comemorado em 08 de março. Mas você sabe o porque deste dia?

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

1
2
3
4
5
6
7

Veja Também

Unidade de Ijuí promove atividades

A equipe de serviço social e psicologia da Aapecan Ijuí esteve, na última terça-feira (04), realizando mais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *