Últimos Posts
Home / Notícias / Crianças dão exemplo de solidariedade em Pelotas

Crianças dão exemplo de solidariedade em Pelotas

 Na última sexta-feira (9/02), Marina Farias Damasceno, de apenas sete anos, convenceu sua mãe Márcia de levá-la ao salão de beleza para realizar o seu desejo, alimentado desde o fim do ano passado: cortar seus cabelos e doar para as crianças com câncer. Assim como Marina, apenas no último mês, entre meninos e meninas, mais de dez pequenos contribuidores tiveram o mesmo sentimento e entregaram suas mechas na Unidade Pelotas da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan, com o intuito da confecção de perucas para os usuários da entidade. O gesto que comove e inspira, marca a nova geração que já sabe muito bem o que é solidariedade.

“Dias antes do Natal, a Marina nos comunicou que gostaria de cortar seus cabelos e doar para as crianças com câncer, já que necessitavam de um incentivo para melhorar os seus dias e quem sabe até, vencer a doença. Nos surpreendemos, pois apesar de incentivarmos o desapego dos brinquedos, roupas e a ajuda aos que mais precisam, não havíamos conversado sobre uma ação semelhante. A iniciativa foi exclusivamente dela”, conta Márcia. A história contada pelos pais sobre a decisão da pequena é um pouco diferente dos demais que já compareceram na Unidade, porém tem o mesmo foco: a empatia. Sensibilizados por colegas, campanhas ou bate-papos com a família ou na escola, Luiza, Arthur, Heitor e Heloísa, entre tantos outros pequenos doadores, se tornam, a cada dia mais, exemplos consolidados de solidariedade, carinho e amor ao próximo.

A Unidade Pelotas recebe as mechas de crianças e adultos, que devem ter no mínimo 15 cm, e envia para a produção das perucas para parceiros em Porto Alegre, como a ONG Cabelaço que com um equipamento dedicado, confecciona as peças e repassa aos pacientes – de todas as idades – de todo o estado. “É muito especial ver este carinho, principalmente vindo das crianças, pois eleva a autoestima dessas pessoas e garante um incentivo a uma melhor qualidade de vida”, explica o coordenador da Metade Sul, Fabiano Gerbaudo.

Mais informações podem ser obtidas na Aapecan Pelotas, na rua Barão de Santa Tecla, 821 ou pelo telefone (53) 3026.2965.

A Unidade

A unidade da Aapecan em Pelotas foi inaugurada em outubro de 2005 e hoje possui mais de 3.200 famílias cadastradas na Região Sul.

A associação possui um trabalho voltado a seus usuários e familiares, prestando assistência social, orientação jurídica, apoio psicológico, reiki, cromoterapia, oficinas terapêuticas, grupo de convivência, auxilio com fraldas geriátricas, suplementos alimentares e medicamentos, sempre de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

Acompanhada de seus pais, Mariana visitou a Aapecan nesta quarta-feira (14/02)

Marina

Arthur, 9 anos

Heitor, 3 anos

Heloísa, 4 anos

Luisa, 6 anos

Veja Também

Palestra: O Poder da Autorresponsabilidade com Edgmara Giordani

  Você sabia que 90,8% das pessoas não conseguem alcançar seus principais objetivos? Na Palestra ...