Últimos Posts
Home / Notícias / Campanha de medula óssea em Santa Cruz do Sul

Campanha de medula óssea em Santa Cruz do Sul

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Santa Cruz do Sul relançou mais uma vez sua campanha “Você já pensou em ser um Super-Herói?”. A campanha tem o foco de convocar pessoas para o Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

A campanha que se realizará no dia 16 de junho é organizada pela AAPECAN com apoio do Hemocentro de Santa Maria. A busca de doadores é para a usuária da entidade, Franciele Pinto, 13 anos de Santa Cruz do Sul. Lembramos que as coletas realizadas podem não ser compatíveis com nossos usuários, mas podem salvar outras vidas, pois sua amostra de sangue e dados ficam no banco de dados do Ministério da Saúde, o REDOME (Registro dos Doadores de Medula) até os 60 anos do doador.

Para ser um doador voluntário é preciso preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado no banco de dados. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.

SOBRE A CAMPANHA

DATA: 16 de junho de 2018
HORÁRIO: das 9h às 14h
LOCAL: Sede da AAPECAN: Rua Dorval Martins, nº 249 no bairro Ana Nery – Santa Cruz do Sul.

Para se tornar um doador é preciso:
Ter entre 18 e 54 anos de idade;
Estar em um bom estado geral de saúde;
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. (HIV,Câncer, Hepatite)
No dia da coleta da amostra de sangue, levar documento de identidade
É coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo fone (51) 3056.9500

Caso você já tenha doado, mantenha seu cadastro atualizado através do site: http://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/

 

Nossa usuária Franciele

Veja Também

AAPECAN realiza divulgação em Barão e Salvador do Sul

A Aapecan Bento Gonçalves esteve na tarde de ontem, 16, nas cidades de Barão e ...