Home / Notícias / Campanha de Medula Óssea em Lajeado

Campanha de Medula Óssea em Lajeado

A AAPECAN Lajeado promoveu no dia 31 de julho, no Espaço Magic uma campanha de doação de medula óssea. A ação aconteceu durante a manhã e a tarde, com o objetivo de cadastrar interessados em ser doadores.
A campanha que contou com o apoio dos Parceiros Voluntário, Rotary Club de Lajeado Integração e do Hemocentro de Porto Alegre conseguiu cadastrar 228 amostras de sangue.
O objetivo da campanha era coletar 300 amostras para dois cadastrados na entidade, a Franciele de 9 anos e o Victor de 4 anos. Mas sabemos que essas amostras poderão ajudar qualquer pessoa que precise, e esperamos o sucesso para isso.

Como funciona
Para ser um doador voluntário de medula óssea é preciso se cadastrar, o que pode ser feito nas campanhas realizadas nos municípios. É necessário levar um documento de identidade em que constem dados pessoais para o preenchimento do cadastro. Em seguida, é coletada uma amostra de sangue – de 5 a 10 ml.
Os resultados vão para um banco de dados de nível nacional, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), onde são cruzados com informações de receptores. Se o doador for compatível, é chamado para uma nova bateria de exames, mais aprofundados.

Depois da chamada
A doação de medula óssea consiste na retirada de sangue, com uma pequena agulha, do osso do quadril. O material coletado é aplicado no receptor, por meio de uma transfusão. “O doador recebe uma sedação e anestesia”. A pessoa precisa ficar apenas uma noite internada no hospital, para observação. Quanto ao material retirado, ele é restituído naturalmente pelo organismo.

A procura
O transplante de medula óssea é utilizado para doenças como leucemias, linfomas e aplasia de medula óssea (que é a destruição completa da fabricação dos componentes do sangue). Não podem ser doadores portadores do vírus HIV e pessoas que tenham diagnosticado algum tipo de câncer. Primeiramente, é procurado um doador na própria família. Quando não se encontra, procura-se alguém no Redome.

Atualização de dados
Quem já fez o cadastro e tem amostra de sangue retirada não precisa mais doar. Entretanto, para permanecer doador, deve manter o cadastro atualizado. É o caso de quem mudou de endereço ou telefone. Os dados podem ser alterados no site www.inca.gov.br/doador.

A AAPECAN agradece o apoio da população que compareceu para tentar salvar vidas. Agradecemos o Espaço Magic, aos nossos apoiadores, as mídias que nos apoiaram na divulgação e ao pessoal da Unimed que liberou seus funcionários para a doação.

Veja Também

Diversas atividades da Aapecan Porto Alegre movimentaram a cidade

A Aapecan Porto Alegre movimentou a capital, durante o mês de outubro. Com abertura do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *