Home / Notícias / Campanha de Medula Óssea

Campanha de Medula Óssea

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Lajeado lança hoje sua campanha “Você já pensou em ser um Super Herói?“. A campanha tem o foco de convocar pessoas para serem doadores voluntários da nossa campanha de MEDULA ÓSSEA. A medula óssea é formada por tecido gorduroso no qual são fabricados os elementos figurados do sangue: hemácias ou glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

A campanha que se realizará no dia 14 de novembro é realizada pela AAPECAN e tem o apoio dos Parceiros Voluntários de Teutônia, Rotary Teutônia e do Hemocentro de Porto Alegre. A busca de doadores é para dois pacientes da entidade, Franciele Pinto, 9 anos de Santa Cruz do Sul e Vitor da Silva, 4 anos morador de Teutônia. Lembramos que as coletas realizadas podem não ser compatíveis com nossos usuários, mas podem salvar outras vidas, pois sua amostra de sangue e dados fica no banco de dados do Ministério da Saúde, o REDOME (Registro dos Doadores de Medula).

Para ser um doador voluntário é preciso preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de um exame de laboratório bastante comum é colocado no banco de dados. Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.

 SOBRE A CAMPANHA

DATA: 14 de novembro de 2014
HORÁRIO: das 9hs às 12hs e das 13h30min até 16hs
LOCAL: Rua Carlos Arnt, nº 1464, bairro Canabarro – Centro de Formação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor, próximo a praça.

Para se tornar um doador é preciso:
Ter entre 18 e 54 anos de idade;
Estar em um bom estado geral de saúde;
Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.
No dia da coleta da amostra de sangue, levar documento de identidade
É coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo fone (51) 3714.2523

Caso você já tenha doado, mantenha seu cadastro atualizado através do site: www.inca.gov.br/doador

Cartaz Teutônia 2014

Veja Também

Unidade de Ijuí promove atividades

A equipe de serviço social e psicologia da Aapecan Ijuí esteve, na última terça-feira (04), realizando mais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *