Home / Notícias / AAPECAN Uruguaiana desloca-se ao município de Quaraí em Ação do Outubro Rosa

AAPECAN Uruguaiana desloca-se ao município de Quaraí em Ação do Outubro Rosa

Na última quinta-feira, dia 16 de outubro, a Equipe Técnica da AAPECAN Uruguaiana deslocou-se à cidade de Quaraí, a convite da Liga Feminina de Combate ao Câncer desse município, a fim de realizar ações alusivas ao Outubro Rosa. Na ocasião, a Psicóloga Vívian D’Avila e a Assistente Social Bárbara Sanches foram calorosamente recepcionadas em uma reunião com as representantes da Liga, na qual foram esclarecidas dúvidas sobre o trabalho de ambas as entidades. Além disso, as profissionais da AAPECAN visitaram duas emissoras de rádio da cidade, a fim de divulgar o trabalho realizado pela Unidade Uruguaiana, o qual abrange os demais municípios da Fronteira Oeste, incluindo Quaraí.

À noite, a Liga promoveu um evento no qual a Equipe da AAPECAN palestrou sobre o trabalho que desenvolve e, também, sobre cuidados com a saúde da mulher. Também houve a participação de um médico que tratou mais especificamente do Câncer de Mama e enfatizou a importância das estratégias de rastreamento para o diagnóstico precoce desse tipo de neoplasia. Ainda, houve a participação de uma Enfermeira da Secretaria de Saúde, a qual explicou como funciona o agendamento de exames de diagnóstico de patologias das mamas na rede básica de saúde. Por fim, no encerramento, houve o depoimento de quatro mulheres que vivenciaram o tratamento oncológico, as quais compartilharam com o público como foi esse enfrentamento e destacaram a importância de uma rede de apoio que ofereça suporte durante esse processo. Esse evento contou com a participação da Secretária de Saúde de Quaraí, a Senhora Izar Mirailh, a qual, conhecendo um pouco mais do papel desempenhado pela AAPECAN, também se mostrou disponível e interessada em realizar um trabalho integrado na atenção aos pacientes do município.

Dessa forma, a AAPECAN considera que a visita a esse município foi extremamente proveitosa, pois se constituiu em oportunidade de esclarecer diversas dúvidas da população a respeito da seriedade do trabalho desenvolvido pela entidade, além de fortalecer laços entre instituições com um objetivo em comum: atender e acolher de forma integral o paciente oncológico em suas demandas materiais e emocionais.

Obrigada Liga Quaraí pelo acolhimento, apoio e confiança!

Equipe Técnica da AAPECAN, Secretária de Saúde de Quaraí e representantes da Liga QuaraíAssistente Social apresenta o trabalho da AAPECAN em Palestra do Outubro RosaPsicóloga trata dos cuidados com a saúde da mulherAlimentos arrecadados como entrada na palestra foram doados à AAPECANEntrevista à Rádio Salamanca

 

Veja Também

9º Feijoada Beneficente da Aapecan Caxias do Sul

Em 09 de Julho de 2017, aconteceu no CTG Negrinho do Pastoreio em Caxias do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *