Home / Notícias / AAPECAN Uruguaiana desloca-se ao município de Quaraí em Ação do Outubro Rosa

AAPECAN Uruguaiana desloca-se ao município de Quaraí em Ação do Outubro Rosa

Na última quinta-feira, dia 16 de outubro, a Equipe Técnica da AAPECAN Uruguaiana deslocou-se à cidade de Quaraí, a convite da Liga Feminina de Combate ao Câncer desse município, a fim de realizar ações alusivas ao Outubro Rosa. Na ocasião, a Psicóloga Vívian D’Avila e a Assistente Social Bárbara Sanches foram calorosamente recepcionadas em uma reunião com as representantes da Liga, na qual foram esclarecidas dúvidas sobre o trabalho de ambas as entidades. Além disso, as profissionais da AAPECAN visitaram duas emissoras de rádio da cidade, a fim de divulgar o trabalho realizado pela Unidade Uruguaiana, o qual abrange os demais municípios da Fronteira Oeste, incluindo Quaraí.

À noite, a Liga promoveu um evento no qual a Equipe da AAPECAN palestrou sobre o trabalho que desenvolve e, também, sobre cuidados com a saúde da mulher. Também houve a participação de um médico que tratou mais especificamente do Câncer de Mama e enfatizou a importância das estratégias de rastreamento para o diagnóstico precoce desse tipo de neoplasia. Ainda, houve a participação de uma Enfermeira da Secretaria de Saúde, a qual explicou como funciona o agendamento de exames de diagnóstico de patologias das mamas na rede básica de saúde. Por fim, no encerramento, houve o depoimento de quatro mulheres que vivenciaram o tratamento oncológico, as quais compartilharam com o público como foi esse enfrentamento e destacaram a importância de uma rede de apoio que ofereça suporte durante esse processo. Esse evento contou com a participação da Secretária de Saúde de Quaraí, a Senhora Izar Mirailh, a qual, conhecendo um pouco mais do papel desempenhado pela AAPECAN, também se mostrou disponível e interessada em realizar um trabalho integrado na atenção aos pacientes do município.

Dessa forma, a AAPECAN considera que a visita a esse município foi extremamente proveitosa, pois se constituiu em oportunidade de esclarecer diversas dúvidas da população a respeito da seriedade do trabalho desenvolvido pela entidade, além de fortalecer laços entre instituições com um objetivo em comum: atender e acolher de forma integral o paciente oncológico em suas demandas materiais e emocionais.

Obrigada Liga Quaraí pelo acolhimento, apoio e confiança!

Equipe Técnica da AAPECAN, Secretária de Saúde de Quaraí e representantes da Liga QuaraíAssistente Social apresenta o trabalho da AAPECAN em Palestra do Outubro RosaPsicóloga trata dos cuidados com a saúde da mulherAlimentos arrecadados como entrada na palestra foram doados à AAPECANEntrevista à Rádio Salamanca

 

Veja Também

Aapecan & Tenda do Umbu, uma parceria do bem!

FLORES ,VIDA, ALEGRIA, um evento que será realizado nos dias 30/09 e 01/10, em Picada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *