Home / Notícias / Aapecan Santa Maria intensifica Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Aapecan Santa Maria intensifica Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

          O verão chegou e com ele os danos que a exposição exagerada ao sol pode ocasionar. Por isso, é importante ficar atento e ter alguns cuidados para aproveitar com saúde uma das melhores estações do ano.

        Entre as complicações decorrentes do sol está o câncer de pele. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), trata-se de uma doença que ocorre pelo desenvolvimento anormal das células da pele. Há dois tipos de câncer, sendo um deles o melanoma cutâneo, com origem nos melanócitos (células produtoras de melanina) e predominância em adultos brancos. O outro tipo é o não – melanoma, que no Brasil é o mais frequente e apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.

         Com o objetivo de alertar a comunidade de Santa Maria e região, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) está intensificando as atividades da Campanha de Prevenção . Nesta quarta-feira, 23 de janeiro, serão distribuídos panfletos com informações sobre os cuidados com o sol, na sede central do Clube Dores, tendo como público-alvo associados e funcionários. Também está prevista uma panfletagem no Avenida Tênis Clube (ATC), na segunda-feira, 28 de janeiro.

         Na quarta-feira, 30 de janeiro, será promovida uma palestra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), destinada aos estudantes da Instituição. Entre os assuntos abordados estarão as formas de prevenção e os tipos de câncer de pele. Também será disponibilizado um espaço para que os alunos possam esclarecer dúvidas sobre o tema.

         Para o Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, está prevista uma panfletagem na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a participação da equipe da Associação juntamente com alunos e professores do SENAC. As ações como panfletagens e palestras, devem ser realizadas também em cidades que possuem usuários atendidos pela Associação.  Através da Campanha, a ONG tem como objetivo colaborar para a redução da incidência da doença na comunidade onde está inserida e em demais municípios de abrangência da Aapecan Santa Maria.

 

Previna- se do Câncer de Pele

 

Sinais de alerta:

– Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;

– Sinais ou pintas que não cicatrizam em 04 semanas;

– Mudança na textura da pele ou dor.

 

Alguns cuidados:

-Evite o sol entre 10h e 15h;

-Use sempre protetor solar no mínimo fator 15.

 

*Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA

Veja Também

Palestras informativas em Triunfo

Na tarde do dia 26 de outubro a AAPECAN Santa Cruz participou da Sipat da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *