Home / Notícias / 2º seminário AAPECAN/UNIVATES

2º seminário AAPECAN/UNIVATES

A AAPECAN Lajeado, juntamente com a UNIVATES realizou na manhã do dia 18 de setembro o seu segundo seminário, com o tema Oncologia e cuidados integrais em todos os níveis de intervenção.
O seminário contou com a presença de alunos da UNIVATES, usuários da AAPECAN e público em geral que presenciaram as abordagens do tema câncer por quatro diferentes áreas do conhecimento dentro da saúde: Medicina, Enfermagem, Educação Física e Psicologia.
O evento conduzido pelo professor Leonardo de Ross Rosa teve início com a fala de representantes da UNIVATES, Secretaria de Saúde e da assistente social da AAPECAN Lajeado, Fabíola Fagundes. A palestra inicial foi do oncologista clínico Dr. Leandro Brust que falou sobre atendimentos, formas particularizadas do atendimento ao paciente, sempre elaborando a cada um uma estratégia diferenciada com as equipes multidisciplinares. Também abordou o tema de sempre ser verdadeiro com os pacientes, falar da real importância do tratamento e que grande parte da reabilitação vem do próprio paciente.

Após, foi a vez da enfermeira Caren dos Santos, que falou sobre os cuidados integrais na enfermagem oncológica. Foram abordados assuntos sobre o auxílio e adaptação dos pacientes aos tratamentos, bem como a forma de minimizar seus medos e os encorajando, assim como seus familiares. Também foi falado sobre a estratégia de membros da equipe técnica em tratar cada paciente de formas diferentes. Uma parte da palestra também abordou o assunto da auto-estima e autocuidado dos pacientes.

Depois de um breve intervalo, a segunda parte teve início com o Prof. Dr. Carlos Leandro Tiggemann que abordou sobre o tema da educação física e oncologia. A realização de exercícios físicos durante e após o tratamento de câncer é seguro, dependendo caso haja restrições médicas. Também abordou recomendações para uma vida saudável e os 150 minutos semanais de exercícios que todos deveriam realizar para uma vida mais saudável.

Aconteceu também o depoimento da nossa paciente Lisete Maders, que contou um pouco da sua trajetória da descoberta do câncer até hoje e o apoio que recebe na AAPECAN.

Para encerrar a manhã, aconteceu a palestra da psicóloga da AAPECAN Fernanda Aver Pupe que falou sobre os cuidados integrais, a humanização no atendimento oncológico, resgatando um respeito à vida, no cuidado com o doente. Também foi abordado sobre a doença em seus fatores: predisposição genética, histórico de vida, familiar e características da personalidade. Também foram abordados temas de níveis de intervenção, tratamentos complementares, qualidade de vida, promoção a saúde, cuidados com a família entre outros.
Também foi abordado sobre o trabalho que a AAPECAN presta nesse apoio aos pacientes, com seus grupos e palestras.

O encerramento aconteceu com o grupo de música da AAPECAN Lajeado cantando uma canção.
Queremos agradecer novamente aos profissionais que nos apoiaram neste 2º seminário, a UNICRED que nos doou as pastas e canetas para os brindes, ao professor Leonardo de Ross Rosa que sempre nos auxilia e a UNIVATES pelo apoio sempre prestado.

 

Veja Também

Unidade de Ijuí promove atividades

A equipe de serviço social e psicologia da Aapecan Ijuí esteve, na última terça-feira (04), realizando mais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *