Últimos Posts
Home / Notícias / 29 de agosto: um dia dedicado ao combate ao fumo em Pelotas

29 de agosto: um dia dedicado ao combate ao fumo em Pelotas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “o tabaco é uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo. A cada ano, aproximadamente, cinco milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco e a previsão é que, em 2020, serão dez milhões de mortes ao ano”. Por índices tão elevados, há décadas, que em 1986 foi criado – pela  Lei Federal 7.488 – o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

É importante salientar que estudos comprovam que o tabagismo pode desencadear cerca de 50 problemas de saúde, dentre os quais, está o câncer de pulmão, traqueia, laringe, boca e brônquio. Estima-se, portanto, que 90% das pessoas que desenvolvem o câncer de pulmão apresentam como fator responsável o fumo.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), entra – ao lado de grandes instituições nacionais – nesta campanha, com alertas de prevenção e recuperação do fumante. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil abandonar o hábito, já que ao ser fumado, o tabaco produz uma fumaça composta de pelo menos 4,8 mil componentes, sendo que 68 deles comprovadamente cancerígenos. Alguns desses são: amônia, acetona, arsênico (inseticida), cianeto (veneno), solventes industriais, butano, naftalina, entre outros.

Em Pelotas, a Aapecan trabalha por uma Blitz Solidária, que será realizada no dia 29, durante o fim da manhã e o início da tarde, na avenida Bento Gonçalves, esquina Marcílio Dias. As equipes levarão para a comunidade informações sobre o fumo, dicas de como procurar ajuda, além de arrecadar valores para traduzi-los em apoio às pessoas com câncer da região, em estado de vulnerabilidade social.

Unidade Pelotas

A unidade da Aapecan, em Pelotas, foi inaugurada em outubro de 2005 e hoje possui mais de 3,2 mil famílias cadastradas na Região Sul. A associação possui um trabalho voltado a seus usuários e familiares, prestando assistência social, orientação jurídica, apoio psicológico, reiki, oficinas terapêuticas, grupo de convivência, auxílio com fraldas geriátricas, suplementos alimentares e medicamentos, sempre de acordo com a necessidade de cada usuário. No município, a entidade está localizada na rua Barão de Santa Tecla, 821, no Centro.

Para mais informações, é necessário ligar para o telefone (53) 3026-2965.

Veja Também

6º Chá de Confraternização em Três Coroas

Em 15 de Setembro de 2018, o Lions Club da cidade de Três Coroas promoveu ...