Home / Geral / Salão de Beleza da Aapecan: Um agente na melhoria da qualidade de vida

Salão de Beleza da Aapecan: Um agente na melhoria da qualidade de vida

100_0500[1]

Através da doação de uma cadeira de cabeleireiro e um lavatório, recebidos pela Aapecan, surgiu um sonho: a criação do Salão de Beleza Mulher mais Mulher. Inaugurado em outubro de 2012, durante as comemorações do aniversário da instituição, hoje o salão está em atividade com oficinas de manicure e cabeleireiro, o que leva esperança e motivação aos participantes.

A proposta surgiu através da assistente social, Jussara Hafele, que recebeu a doação e pensou em criar o espaço, inicialmente, com o objetivo de capacitar primeiramente as cuidadoras dos pacientes, visto que, dentro do universo Aapecan, percebeu-se que as mulheres ficam mais vulneráveis diante da doença. Geralmente, a mulher deixa de trabalhar para auxiliar o familiar enfermo. Tendo em vista que, os pacientes cadastrados na Aapecan são de baixa renda, muitas vezes, ficam duas pessoas sem renda na casa, o portador de câncer e mais um familiar, o que cria uma situação de extrema vulnerabilidade.

O Salão de Beleza foi criado para amenizar este quadro e capacitar pessoas para que, dentro de suas próprias residências, possam exercer uma atividade remunerada em casa, junto ao paciente que estão cuidando. O local também é um agente de inclusão social. Para que o salão iniciasse as atividades, duas voluntárias se colocaram a disposição e ministram cursos. Com o objetivo de proporcionar qualificação profissional na prática de manicure, aulas que ocorrem toda segunda-feira à tarde, Juliana Braga, manicure e ministrante da oficina, diz: “o que me trouxe à Aapecan foi à vontade de passar para as pessoas oque eu faço, o que eu gosto e poder dividir com as outras pessoas um pouquinho do que eu sei, então, poder ajudar na medida do possível a quem quer entrar para a área da beleza e da estética”.

Já Patrícia Pedroso, aluna do curso, complementa: “É um curso que está me trazendo muita vontade de fazer cada vez mais. É maravilhoso e estou aprendendo bastante e me identificando com o curso. O meu objetivo de estar aqui é sair aprendendo a ser manicure e começar a por em prática”. Na oficina de cabeleireiro, ministrada por Carmem Moraes, os participantes aprendem o processo do uso da química, do trato capilar e criam diversos visuais e penteados.

A criação do salão só foi possível graças ao apoio da comunidade. Foram apoiadores: Ótica Luz, Instituto Avon, Oito Assessoria, Distribuidora de Medicamentos São Gabriel, farmácia São João, Lojas Quero-quero, Salão Pará, PIM, José Luís Ayres, Salão Maia, farmácia Dermakos, farmácia Vida Nova, Marioter Italy, Vanderlei Vargas, Distribuidora Zero Grau, Cerâmica Ipê, Olaria Olga Azevedo, Olaria Aldo, Olaria Guido, Olaria Lúcia, Aquarela Tintas, Vidraçaria Brasil, S A Fixadores, Diário da Manhã, Diário Popular, TV Câmara, TV Nativa, TV Cidade, RBSTV, Rádio Universidade, Rádio Pelotense, Rádio Cultura, e Rádio COM. O salão ainda necessita de doações de escovas e secadores profissionais que podem ser feitas na unidade da Aapecan Pelotas.

Doações e informações:

Rua Barão de Santa Tecla, 821. Telefone: (53) 3026 2695

Pelotas/RS

Veja Também

2ª Feira Rosa AAPECAN Lajeado

A Aapecan Lajeado estará promovendo a 2ª edição da Feira Rosa, em alusão ao Outubro ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *