Home / Geral / Por um mundo mais rosa: Aapecan abriu atividades em Pelotas

Por um mundo mais rosa: Aapecan abriu atividades em Pelotas

            Incentivar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama é o objetivo da campanha Por um Mundo Mais Rosa, ligada ao movimento popular mundial que busca o combate e a prevenção da doença, Outubro Rosa. Durante o mês de outubro, diversas atividades ligadas ao tema foram realizadas pela Aapecan de todas as unidades.

Em Pelotas, em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Farmácia Uso Indicado, Dimatiel, São Gabriel Distribuidora de Medicamentos, e o programa Saúde da Mulher organizaram palestras e eventos voltados às mulheres, tanto na área da saúde, quanto a uma série de informações sobre serviços voltados ao público feminino. O encerramento da campanha será no dia 24 de outubro, uma caminhada que parte da sede da Aapecan Pelotas e vai até o largo do Mercado Público.

Campanha na Aapecan Pelotas

Para comemorar aniversário da instituição na Metade Sul e marcar a campanha Outubro Rosa, a Aapecan realiza o tradicional evento de prestação de serviço para a comunidade, na própria sede da Associação. A última edição contou com dicas de saúde, apresentação de música, dicas de beleza e maquiagem com o Instituto Avon, Mary kay Cosméticos, Farmácia Uso Indicado, e com a equipe do Salão de beleza da Aapecan Mulher mais Mulher. Também contou com teste de visão, realizado pela Ótica Luz, teste de pressão, feito pelos alunos de enfermagem da Faculdade Anhanguera, dicas de saúde, lanches e brincadeiras para as crianças.

Junto à atividade foi realizada a festa do Dia das Crianças e, com a parceria do Tabelião Eventos, foram servidos salgadinhos confeccionados pelos participantes da oficina de culinária que ocorre todas as segundas-feiras, à tarde, na sede da Aapecan.

O evento teve a parceria da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, Secretária Municipal da Saúde, Óptica Luz, Catavento Brinquedos Infláveis, Tabelião Eventos, Instituto Avon, Faculdade Anhanguera, Grupo Vida, voluntários e colaboradores.

Dados sobre o Câncer de Mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Atualmente, a Lei Federal 11.664/2008 ( http://migre.me/60uzT ), garante a mulheres, a partir dos 40 anos, a realização de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o país, são 11mil óbitos por ano, segundo o Ministério da Saúde. O câncer de mama, se descoberto no início, pode ter cura.

Outubro Rosa    

O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mamã, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo com a participação de cidadão, empresas e entidades.

 

Sites interessantes sobre o tema:

 

www.inca.gov.br

www.cancerdemama.com.br

www.minhavida.com.br

www.imama.org.br

www.outubrorosa.org.br

www.femama.org.br

Veja Também

2ª Feira Rosa AAPECAN Lajeado

A Aapecan Lajeado estará promovendo a 2ª edição da Feira Rosa, em alusão ao Outubro ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *