Home / Geral / NOVEMBRO AZUL

NOVEMBRO AZUL

novembro azul

 

 

Durante  o mês de novembro são realizadas  diversas campanhas de conscientização dirigida aos homens sobre a importância e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

 

Por ser uma doença que não causa sintomas durante a fase que ela pode ser curada (no início) todo homem após os 45 anos deve procurar um urologista para fazer os exames de forma preventiva. Esta idade cai para 40 anos de idade se o homem possuir algum parente em primeiro grau que teve câncer de próstata.

Como tratar o paciente com câncer de próstata?

A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata pode ser realizada por videocirurgia ou de maneira aberta convencional.

A cirurgia por vídeo possibilita diversas vantagens tanto para o paciente como para a equipe cirúrgica. Dentre as quais podemos destacar:

-melhor visualização das estruturas, devido ao aumento gerado pelas lentes do vídeo;

-menor sangramento durante a cirurgia;

-recuperação mais rápida, e retorno precoce as suas atividades;

-menos dor, pois não se realiza o corte tradicional na parede abdominal e conseqüente menor necessidade de medicação para analgesia;

-menos tempo de internação;

-mesmos índices de cura;

-melhor resultado estético;

Quando indicamos a técnica por vídeo?

Todo o paciente que descobriu que tem câncer de próstata durante seus exames de rotina e que apresenta indicação de ser submetido a procedimento cirúrgico pelo seu médico urologista pode ser submetido ao tratamento pela técnica menos agressiva- a videocirugia. Ou seja, não existe situação na qual o paciente teria indicação de realizar a cirurgia pela técnica antiga aberta ao invés de se beneficiar com as comodidades desta técnica mais moderna.

Entretanto sempre é bom lembrar que somente realizando os exames preventivos anualmente poderemos diagnosticar esta doença precocemente e conseguirmos bons índices de cura. Caso contrário se esperarmos os sintomas aparecerem a doença estará em fase muito avançada e com chances bem menores de cura.

 

dr rodrigo

 

 

 

 

 

 

 

 

DR RODRIGO MINUZZI

CREMERS:25464

Médico Urologista

Veja Também

AAPECAN palestra no SISA

No dia 17 de maio, durante a programação do 7º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *