Home / Geral / Ação do Dia Mundial do Câncer

Ação do Dia Mundial do Câncer

A AAPECAN esteve no centro da cidade de Santa Cruz do Sul em uma ação em alusão ao Dia Mundial do Câncer (04 de fevereiro).
A ação serviu para alertar as pessoas sobre os riscos do câncer, e os cuidados que se deve tomar para a prevenção, como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente e aplicar protetor solar antes de se expor ao sol são hábitos recomendados repetidamente por profissionais da saúde.
Também foram entregues materiais informativos, bem como a prática de passar o protetor solar.
Todas as pessoas podem tomar atitudes para reduzir o risco de câncer ao escolher opções saudáveis, que incluam parar de fumar, manter-se fisicamente ativo e consumir alimentos e bebidas saudáveis.
O fumo é a maior causa evitável de câncer no mundo. Parar de fumar tem um grande impacto positivo na saúde de uma pessoa, da sua família e amigos. A boa notícia é que parar de fumar em qualquer idade é benéfico, aumentando a expectativa de vida e melhorando a qualidade de vida
.As pessoas também podem reduzir seus riscos de ter diversos tipos de câncer comuns ao manterem um peso saudável e tornarem a atividade física parte de suas rotinas.
Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de dez tipos de câncer: câncer de intestino, mama, útero, ovário, pâncreas, esôfago, rim, fígado, próstata avançado e vesícula biliar.
Mudanças específicas na dieta também podem fazer a diferença – por exemplo, os indivíduos podem limitar sua ingestão de carne vermelha e evitar a carne processada.
O álcool também está fortemente ligado com o risco aumentado de vários tipos de câncer. A redução do consumo de álcool diminui o risco de cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago, intestino, fígado e mama.
Em geral, mais de um terço dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados por uma dieta saudável, prática de atividade física e manutenção de um peso corporal saudável.
Reduzir a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de outras fontes, como solários, também é importante para reduzir o risco de muitos tipos de câncer de pele.
1
2
3
4
5
6
7

Veja Também

AAPECAN palestra no SISA

No dia 17 de maio, durante a programação do 7º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e ...