Home / Artigos / “Outubro Rosa: Uma ação mundial pela vida”

“Outubro Rosa: Uma ação mundial pela vida”

O movimento popular chamado Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete á cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos. Ações de diferentes formas são realizadas pelos governos, empresas e o terceiro setor. Profissionais da saúde e milhares de voluntários buscam alertar sobre a importância do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, bem como, educar as mulheres para o autocuidado visando à redução, quando possível, dos fatores de risco para a doença.

Se a prevenção é a melhor maneira de combatermos este câncer, neste mês busca-se sensibilizar a comunidade de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce aumentam as chances de sucesso no tratamento da doença.

Lembramos que todas as informações que são repassadas nestas ações são apenas educativas e não substituem o aconselhamento médico especializado. Todo o câncer no seu início não apresenta sintomas, por isso, todas as mulheres com mais de 40 anos, com ou sem sintomas a patologia, devem procurar seu médico para que o mesmo oriente e encaminhe para os devidos exames preventivos.

“Cuidar de si é uma prova de amor á vida.”

Mulheres pensem sobre isto…

 

Fernanda Aver Pupe

Psicóloga Aapecan – CRP 07/06265

Especialista em Psicossomática

Associação de Apoio a Pessoas com câncer

 

 

 

* Artigo publico na Revista Tudo Perto Zona Sul

 

 

 

 

laco-outubro

 

Veja Também

Prevenção do Câncer de Próstata

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Câncer de Próstata (CP) é o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *