Últimos Posts
Home / Artigos / Cuidados com higiene bucal durante tratamento contra o câncer

Cuidados com higiene bucal durante tratamento contra o câncer

A saúde da boca está intimamente ligada à saúde e equilíbrio do organismo. Durante um tratamento oncológico, em que esse equilíbrio pode ser rompido, o paciente necessita redobrar cuidados com sua higiene bucal, visando evitar ou minimizar possíveis complicações decorrentes do tratamento. O cirurgião-dentista deve ser sempre consultado a fim de avaliar, diagnosticar, orientar e intervir no momento oportuno, sem prejuízo do tratamento médico em curso.
As alterações mais comuns durante tratamento contra o câncer que acometem a região bucal são: inflamação e feridas na mucosa (mucosite); diminuição na quantidade de saliva, levando à sensação de “boca seca” (xerostomia); cárie, por efeito da radiação ou como consequência da diminuição de saliva; dificuldade de engolir (disfagia).
O paciente que apresenta alterações como essas deve realizar um especial autocuidado para evitar infecções secundárias, além de procurar manter o conforto na região bucal. Para tanto, recomenda-se a utilização de escovas macias, escovas interdentais e fio dental. Pode-se utilizar creme ou gel dental fluoretado de marca comercial ou manipulado com flúor e sem agentes de sabor que poderiam causar
sensação de “queimação” na mucosa já agredida. Pode-se incluir o uso de enxaguantes bucais sem álcool, agentes emolientes e saliva artificial. Fazer bochechos com esses produtos ajuda a lubrificar a cavidade oral, o que diminui o desconforto causado pela mucosite. A hidratação pelo consumo regular de água deve ser priorizada. A hidratação pelo consumo regular de água também deve ser priorizada.
Quem faz uso de próteses, além da higiene criteriosa, deve atentar para suas eventuais irregularidades e más adaptações, que podem causar traumatismos e formação de úlceras, portas de entrada de infecções.

Juliana Visentin Faccio
Graduada pela UFRGS
CRO RS 11023

Veja Também

PRÓSTATA: vença o preconceito ou ele poderá lhe matar

Próstata, o que é e para que serve? A próstata é órgão essencial do aparelho ...