Últimos Posts
Home / Artigos / Alimentação x Câncer de Próstata

Alimentação x Câncer de Próstata

Escolhas saudáveis de alimentação fazem diferença na proteção contra o adoecimento, bem como, é claro, a prática de exercícios com regularidade. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a alimentação inadequada é a segunda causa do câncer e pode ser prevenida com atitudes simples. Se a população adotasse uma alimentação saudável, aliada à prática regular de atividades físicas, mantendo o peso corporal adequado, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderia ser evitado. Com a chegada do Novembro Azul, a conscientização contra o câncer de próstata e a discussão sobre meios de prevenção se tornam cada vez mais frequentes. De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, destacam-se: idade superior a 65 anos, história familiar da doença, pertencer à etnia negra, sedentarismo, sobrepeso, obesidade e alimentação inadequada.
Algumas substâncias presentes em alguns alimentos são consideradas protetoras contra o câncer de próstata, estes alimentos são chamados de funcionais que melhoram o organismo como um todo, como o Licopeno que encontramos no tomate, na goiaba, o ômega 3 encontrado no óleo de peixe, no azeite de oliva, nas castanhas e nozes, temos também os que chamamos de alimentos enxofrados ou que possuem glicosinalato cuja a
função é proteção contra o câncer, são eles: brócolis, couve chinesa, agrião, mostarda, espinafre, tem ação anti-inflamatória também. Podemos falar das antocianinas presente nos alimentos arroxeados e avermelhados (beterraba, framboeza, morango, mirtilo) que tem a função também de prevenção do câncer e são altamente anti-inflamatórios. Podemos citar a aveia com a betaglucana como protetora do câncer também. Alho e cebola com a quercitina e a Alicina atuando como antioxidante, aumentando a imunidade. Importante ressaltar que as frutas e verduras pelo alto teor de vitaminas e minerais auxiliam na prevenção do câncer.
Precisamos evitar embutidos, comidas altamente processadas, fast foods. Em Suma, segundo pesquisas e evidências, alimentação saudável e exercício físico são protetores contra o câncer e denotam ser um dos caminhos para a prevenção.

*Receita para aumentar a imunidade:
Suco energizante
– 2 laranjas descascadas e cortadas e retirado as partes brancas
– 1 folha de couve verde
– suco de 1 limão
– 3 rodelas de beterraba
Bater tudo no liquidificador e tomar 2 a 3 x na semana.

Caroline Decarli Varelli
Nutricionista – CRN 2 12193

Veja Também

PRÓSTATA: vença o preconceito ou ele poderá lhe matar

Próstata, o que é e para que serve? A próstata é órgão essencial do aparelho ...