Home / Artigos / Alimentação x Câncer de Próstata

Alimentação x Câncer de Próstata

Há inúmeros fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de próstata, entre eles a idade avançada, histórico familiar de ocorrência da doença e dieta alimentar inadequada. Não é possível alterar os dois primeiros fatores, porém melhorando a alimentação e a qualidade de vida, estudos sugerem que podemos reduzir a incidência do câncer de próstata.
Uma alimentação rica em fibras, com alto consumo de alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e cereais, auxiliam tanto na prevenção como no tratamento desta patologia. São “alimentos protetores”. Uma alimentação equilibrada, com aporte de todos os nutrientes necessários evitando ao máximo alimentos ultra processados como embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, dentre outros, garantirá não somente o bom funcionamento do organismo, como também a prevenção ao câncer e demais doenças. Os alimentos orgânicos são mais saudáveis por serem criados sem adição de pesticidas, hormônios, antibióticos ou qualquer outra substância não natural, ficando como a melhor opção para uma alimentação saudável.
A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e a sua função principal é produzir o líquido espermático. Algumas doenças podem afetar essa glândula e uma das mais conhecidas é o câncer de próstata. Estudos apontam, que é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens. A preocupação aumenta com a chegada da idade, os homens reclamam de ir ao médico para fazerem o exame de toque, e o de sangue, usados para diagnosticar o câncer de próstata. Mas é importante salientar, que a prevenção começa bem antes dos 45 anos, como comumente achamos, pois o câncer é muitas vezes uma doença silenciosa. Há várias maneiras a serem adotadas como forma de prevenção e talvez uma das mais importantes é um estilo de vida saudável, uma boa e completa alimentação, atividades físicas, passando longe do sedentarismo. Diminuir o consumo de alimentos industrializados, processados e altamente refinados, dando lugar a alimentos mais naturais, frutas, verduras, grãos integrais. Infelizmente Alguns tipos de alimentos se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem auxiliar a transformar as células saudáveis em células cancerosas. É o caso de alimentos gordurosos, enlatados, embutidos e produtos com alto índice de sódio e gorduras trans.
Vamos turbinar a saúde! Alguns alimentos importantes para a prevenção do câncer de próstata:
– Tomate in natura: devido ao licopeno ele atua como protetor (não vale extrato de
tomate).
– Brócolis: contém sulfrofano, atua também como protetor das células.
– Linhaça: atua auxiliando no controle da testosterona.
– Peixes: ricos em ômega 3.
– Cenoura: contém também licopeno.

Gabriela Lisboa Pens
Nutricionista da Aapecan
CRN 10276

 

 

Veja Também

Prevenção do Câncer de Próstata

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Câncer de Próstata (CP) é o ...