Home / Artigos / Alimentação na Prevenção do Câncer de Pele

Alimentação na Prevenção do Câncer de Pele

Nesta época do ano muitas pessoas estão aproveitando esses dias quentes e ensolarados para se expôr ao sol, seja para pegar uma corzinha, jogar bola com os amigos, ir à praia, ao clube e caminhar. Mas será que estão tendo o cuidado necessário para manter a pele saudável e evitar um possível câncer de pele? As alterações climáticas estão cada vez mais intensas e por isso estamos cada vez mais expostos às radiações solares e aos radicais livres que são responsáveis por lesar as células da pele, o que aumenta a pré-disposição ao câncer.
Uma alimentação adequada pode ser nossa aliada, através dos antioxidantes presentes nos alimentos podemos ter prevenção e proteção contra lesões cutâneas.
Abaixo alguns antioxidantes para prevenção:
– Carotenóides (pigmentos presentes em vegetais como frutas e legumes, responsáveis pela cor vermelha de melancias e tomates, e responsáveis também pela cor laranja da cenoura, da abóbora, do mamão).
– Vitamina A (presente no mamão, cenoura, espinafre)
– Vitamina C (laranja, morango, goiaba, mamão, limão)
– Vitamina E (presente em óleos vegetais – amendoim, soja, palma, milho, girassol, gérmen de trigo, grãos inteiros, gérmen de trigo, nozes).
– Zinco (presente em carnes vermelhas, cereais integrais, ovos).
– Selênio ( encontrado na castanha-do-pará, aves, grãos de aveia, arroz integral).
– Proantocianidinas, Flavonóides e resveratrol- Suco de uva integral, alimentos arroxeados e avermelhados (morango, amora, mirtilo, framboesa, uva, goiaba).
Além disso, o ácido graxo ômega-3 tem sido apontado em pesquisas como importante fator de proteção contra o câncer de pele, e pode ser encontrado em peixes de água salgada e profunda, como o salmão e o atum.
Importante ressaltar que independente do tipo de câncer a alimentação saudável e equilibrada será a chave para prevenção e proteção celular.

Receita de Suco Fotoprotetor
Suco Laranja fotoprotetor
Suco de 2 laranjas
1 fatia pequena de mamão
1/3 de cenoura
1 castanha-do-Pará
Gelo a vontade
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e consuma imediatamente.

Nutricionista Caroline Decarli Varelli- CRN 2 12193

Veja Também

Cuidados com o Câncer de Pele

O câncer da pele é o tipo de neoplasia mais frequente e responde por 33% de ...