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A importância do consumo de frutas

O adequado consumo de frutas é muito importante para a recuperação e/ou manutenção da saúde. Como você já deve ter ouvido, as frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. E o que isso significa na prática? Significa que seu consumo é fundamental para diversas funções do organismo, imunidade, combate de radicais livres e funcionamento do intestino.

A recomendação de consumo diário de frutas é de 3 a 5 porções, variando conforme questões individuais. Mas lembre-se que cada fruta tem uma porção de consumo, ou seja, se falarmos de maça/laranja/pêra/banana 1 porção equivale a uma unidade. Porém o mesmo não se aplica a melancia/abacate/uvas né?! Por isso, bom senso é fundamental na hora da quantidade, sem esquecer que tudo em exagero não é bom!

A sugestão então é consumir 1 porção de fruta nos lanches intermediários (lanche da manhã ou da tarde), como sobremesa no almoço/jantar ou acompanhando um iogurte, aveia ou em uma batida no café da tarde.

Além disso não esqueça:

– O consumo de frutas deve ser DIÁRIO;

– Dê preferência as frutas da estação (pois são mais baratas e provavelmente terão menores quantidades de agrotóxicos);

– As frutas que serão consumidas com casca devem ser lavadas em água corrente e desinfetadas (deixar de molho por 15 min em solução de 1 col água sanitária + 1L água);

– Variar! É importante variar o tipo de fruta consumido ao longo do dia, ou seja, nada de comer só banana o dia todo! Diferentes frutas oferecem diferentes nutrientes;

 

Nutricionista Daniella Miranda

CRN2 11488

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