Home / Artigos / 31 de Maio – Dia Mundial Sem Tabaco

31 de Maio – Dia Mundial Sem Tabaco

banner_tabaco

 

Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde e que marca o combate ao consumo que mata aproximadamente seis milhões de pessoas por ano. Campanhas e ações são realizadas com o objetivo de esclarecer a população sobre estes riscos do Tabagismo que já é considerado pelo Ministério da Saúde como sendo a principal causa evitável de morte no Brasil.

 

Para 2014, a OMS definiu o tema “Aumento de Impostos sobre Produtos de Tabaco” para ser trabalhado internacionalmente. Os objetivos específicos da temática escolhida são: Estimular os governos a aumentarem os impostos sobre cigarros para reduzir o consumo; e mobilizar os indivíduos e as organizações da sociedade civil a estimular seus governos a adotarem essa medida.

 

Segundo pesquisas e artigos científicos o tabaco continua sendo o “principal impulsionador do problema do câncer a nível mundial”, desta forma a Aapecan neste mês de maio estará realizando ações e palestras com o intuito de contribuir junto a comunidade com informações relevantes.

 

Todos nós sabemos como é difícil para algumas pessoas pensar em parar de fumar. Geralmente, todas têm a informação sobre os malefícios do tabagismo, mas mesmo assim persistem no vício. Ouvimos muitos depoimentos de fumantes que pensam que parar de fumar quando o vício já é de muitos anos não trará benefícios a saúde. Isto é uma inverdade, porque já é sabido pela medicina que ao parar de fumar o corpo vai recebendo benefícios constantes. Não é mito, seja qual for a idade em que se deixa de fumar a saúde melhora prontamente em alguns aspectos e progressivamente em outros. Procurar ajuda de profissionais da área da saúde, habilitados para este serviço, faz com que se possa avaliar a dependência que o indivíduo possa ter, e a partir disto, receber devido tratamento e concretizar ações efetivas para esta possibilidade de uma vida mais saudável sem fumar.

 

O Ministério da Saúde desde abril de 2013 atualizou as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de Saúde. A atenção às pessoas tabagistas está sendo realizada nos pontos de atenção do SUS, prioritariamente nos serviços de Atenção Básica.

 

É possível parar de Fumar…

Acreditem nesta idéia… Nós acreditamos na vida…

Fernanda Aver Pupe

Psicóloga Aapecan Porto Alegre

CRP 07/06265

Especialista em Psicossomática

Veja Também

Prevenção do Câncer de Próstata

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Câncer de Próstata (CP) é o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *